mariaO chumbo de três normas do Orçamento do Estado para 2014 tem um “impacto muito significativo”, afirmou esta segunda-feira a ministra das Finanças.
Maria Luís Albuquerque, em declarações aos jornalistas à margem do I Encontro de Bancos e Instituições Financeiras dos Países da Confederação Empresarial (CE- CPLP), disse que ainda não está em condições de afirmar “quando estarão fechadas as medidas” para compensar o chumbo anunciado, sexta-feira, pelo Tribunal Constitucional.
“As decisões do Tribunal Constitucional têm um impacto muito significativo, esse impacto não se limita apenas a 2014, tem impacto também nos compromissos assumidos no Documento de Estratégia Orçamental e que representa o compromisso do país para o período pós-programa e vamos, portanto, precisar de tempo e de ponderação para saber como reagir a esta situação”, sublinhou a governante.
Questionado sobre a dimensão do “buraco” nas contas do Estado causado pelo chumbo dos cortes salariais na função pública, corte nas pensões de sobrevivência e nos subsídios de doença e desemprego, Maria Luís Albuquerque não avançou com um número.
“O impacto é em 2014 e 2015. Acresce que ainda não conhecemos todo o impacto sequer para 2014, porque ainda há outras decisões pendentes no Tribunal Constitucional”, referiu.
Sobre a carta de intenções ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que assinala a conclusão do plano de ajustamento, a ministra das Finanças respondeu: “a carta de intenções já tinha sido escrito e enviada, o programa ainda não estava formalmente concluído e, neste momento, não estamos em condições de saber exactamente quando é que isso poderá acontecer”.

Autor: sinfoniaesol

A vida deve ser vivida intensamente. Sempre foi esse o meu lema.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s