O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras garantiu esta quarta-feira que o referendo do próximo domingo vai mesmo realizar-se e voltou a apelar ao voto no “Não”. Contudo, manteve a porta aberta para reconsiderar a decisão.

“Se houver um resultado positivo no Eurogrupo [de hoje], responderemos de forma imediata”, garantiu na comunicação via televisão em que também assegurou que o governo grego se mantém na mesa das negociações.

Na sua intervenção, cujas declarações foram veiculadas pela Reuters, Alexis Tsipras instou os gregos a votarem “Não” às propostas dos credores alegando que desta forma conseguirão um melhor acordo com as instituições.

“Nunca esperei que a Europa democrática não desse tempo e espaço”, lamentou o líder grego, garantindo: “ainda estamos na mesa das negociações”.

Sobre o referendo, explica que “o ‘Não’ não significa ruptura com a Europa, mas regressa a uma Europa com valores”, insiste que não “significa forte pressão para um acordo de justiça social, que irá punir [aqueles que promovem] a corrupção”. Tsipras explicou que quando apresentou o referendo, “propostas melhoradas sobre dívida surgiram na mesa”.

A consulta popular “não é sobre a permanência no euro”, avançou na comunicação , dirigindo-se aos cidadãos gregos: “Eles dizem que tenho um suposto plano de que se vocês votarem ‘Não’, eu vos tirarei da Europa. Eles estão errados”. O “Não” “não é um slogan. É um passo resoluto para melhor solução. É escolher como os gregos vivem o próximo dia”.

Ao mesmo tempo, considerou que “chantagear o governo é chantagear” os cidadãos, considerando “vergonhosas” as imagens dos bancos fechados que têm corrido a imprensa internacional nos últimos dias.

Autor: sinfoniaesol

A vida deve ser vivida intensamente. Sempre foi esse o meu lema.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s