Fonte:Visão/Lusa – imagens Alessandro Bianchi/Reuters

Marcelo Rebelo de Sousa esteve meia hora com o Santo Padre, a quem ofereceu, entre outros presentes, um registo de Santo António da sua coleção particular

O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje recebido pelo papa Francisco numa audiência que durou cerca de meia hora, após a qual os dois chefes de Estado trocaram presentes.

Cerca das 10:06, Marcelo Rebelo de Sousa e o papa Francisco encontraram-se, com o chefe da Igreja Católica a dar as boas vindas ao seu homólogo português, entrando ambos de seguida para o gabinete do papa, onde se sentaram à secretária.

Esse encontro terminou às 10:32, momento a partir do qual os jornalistas puderam entrar e testemunhar os cumprimentos do papa Francisco à restante comitiva do chefe de Estado português.

A terminar, o Presidente da República ofereceu ao papa um conjunto de seis casulas, desenhado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira – paramentos religiosos de cores diferentes, adequados aos diferentes tempos litúrgicos, em verde, roxo, azul, vermelho, branco e rosa.

Marcelo Rebelo de Sousa ofereceu ainda, proveniente da sua coleção particular, um registo de Santo António.

O papa ofereceu os presentes reservados aos chefes de Estado, que consistiram, neste caso, em versões portuguesas da encíclica “Louvado sejas” e a exortação apostólica “Alegria do Evangelho”, os dois grandes documentos do pontificado de Francisco.

O papa ofereceu igualmente a Marcelo Rebelo de Sousa um medalhão do seu pontificado, que tem dois ramos de oliveira entrelaçados.

Falando em espanhol, o chefe da Igreja Católica explicou que a oliveira é o sinal da paz e a missão dos políticos é construir a paz.

Após a audiência papal, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo cardeal Secretário de Estado do Vaticano, equivalente a um primeiro-ministro, Pietro Parolin.

O Presidente da República chegou ao Vaticano antes das 10:00, tendo sido recebido pela guarda suíça no pátio interior, subindo depois ao terceiro andar, num percurso em que passou por diversos tetos com frescos do pintor renascentista Rafael.

Autor: sinfoniaesol

A vida deve ser vivida intensamente. Sempre foi esse o meu lema.

2 thoughts on “Fonte:Visão/Lusa – imagens Alessandro Bianchi/Reuters”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s