O DESEJO – Nilson Barcelli

Tão inculpado como o rio,

tão imenso como o mar

e como a vida,

o desejo

é uma abstracção do espírito

reduzida à coerência animal

do instinto.

Pinta de cores garridas

qualquer noite e,

porque é do sangue a borbulhar

que vem o fogo,

procura rachar e queimar,

com ímpetos febris

qualquer inércia

até que as estrelas

rebentem em briho na pele

até que as árvores andem

até que os braços da Terra

fiquem insanos

e tudo seja lava

a incendiar as últimas pedras,

para que nada escape à inocência.

E é com os meus olhos postos

no teu alvoroço

que eu sinto como és bonita,

que eu vejo como és

a eterna pureza

e a gota de água

que enche o rio e o mar

da minha vida em concreto.

(sugiro uma visita ao seu blogue:

http://nimbypolis.blogspot.pt )fotografia de: Raymond Elstad

RETRATO – Célia Laborne

 

 

Vou pintar em cores o teu retrato.

Verde, os teus olhos, azuis sob a noite.

E a tela submeter-se-á ao mar

num afogamento completo.

– junto à tua alma de água,

florescente, misteriosa

e perfumada, aí estarás.

E o pincel, flor imaterial da verdade,

vai expandir-se além desta cortina

para trazer a sutil transparência

do que és em meu sonho.

Vou pintar-te claro,

– dividindo-te em verde-azul coloquial,

transbordante de luzes,

intangíveis para o pincel

afeito a plasticidade formal.

Vou compor-te em tintas leves,

assim jorrante e estuante,

como despontas em mim;

assim amadurecido em claridades

como apenas nós sabemos que tu és.

E a tela já se anima e aviva,

só na expectativa do verde-azul

gerado de teu ser real.

De: Manuel Marques de Jesus

rubro ardente
minha boca colada na tua pele…

Beija-me!
Purifica o meu amor
com o teu beijo de mulher
acorda-me deste sonho
com o mais puro
que do teu beijo houver…

A lua tem os olhos claros
tristes do meu olhar
do beijo sonhado que nunca te dei…

(Extraído da página de
Manuel Marques de Jesus da
sua página do Facebook)